Empresário e empreendedor apesar de serem sempre tratados como a mesma coisa pelas pessoas em geral, tem grandes diferenças. É fácil identificar empresários que não tem o perfil de empreendedor, assim como empreendedores que não são e nunca serão empresários.

Para o nosso senso comum empreendedor e empresário são aqueles que conseguiram abrir seu próprio negócio.

Muitos empresário sabem como gerir sua empresa mas em meio as crises não têm a capacidade criativa de adaptar-se a elas, inovando no meio de produção ou administrativamente.

A contrapartida disso é o empreendedor que inicialmente tem uma grande ideia, abre seu próprio negócio, mas por falta de conhecimento das técnicas de gestão acaba não tendo força para competir no mercado, prova disso são os dados do SEBRAE que detalham como 1 a cada 4 pequenas e microempresas fecham em menos de dois anos após o seu nascimento.

Visto isso é necessário entender melhor as funções e diferenças entre Empreendedor e Empresário. 

Todo empreendedor tem por característica a INICIATIVA e CORAGEM, são ótimas para o início do processo mas as ações que realmente o sustentam são a persistência e o planejamento, bem como, a autoconfiança.

Unindo-se a todos esses fatores o pensamento criativo forma um empreendedor de primeiro nível, preparado para as mudanças do mercado. Exemplos de empresas empreendedoras foram aquelas que em meio ao ápice da crise do coronavírus no Brasil começaram a atender em domicilio, pela internet ou até mesmo montando produtos personalizados para aqueles que não podem sair de casa.

Casos de empreendedores como esses que aproveitaram a crise para repensar seus negócios provam que os empreendedores devem sempre continuar estudando buscando sempre novas ideias e aperfeiçoar os processos já existentes na sua empresa.

Já o empresário pode até partilhar de algumas características comuns, mas suas reais habilidades estão em manter o negócio funcionando e sem correr riscos.

Muitos das nossas grandes empresas atuais foram passadas de pai para filho, cujo o atual gerenciador apenas mantém as práticas do gerenciador que veio antes dele.

O foco do empresário é manter as finanças e a rotina da empresa em dia, em segundo plano ficam o aumento das vendas assim como a ampliação de mercado.

Todas estas habilidades farão diferença nas negociações, nas relações com os seus colaboradores, na hora de traçar estratégias para o seu negócio e até mesmo, quando for preciso resolver questões do âmbito burocrático.

Consequentemente, as chances de que seu negócio cresça são maiores. 

“Tem gente que empreende porque cansou de ter patrão. Mas como empreendedor você tem uma responsabilidade que te acompanha o tempo todo. É preciso ter perfil pra isso. Ser empreendedor é ter  atitude, enxergar a oportunidade e aceitar correr risco.”

Como vimos não basta apenas uma boa ideia e estar cansado de trabalhar para os outros para se tornar um empreendedor, empreender não é para todos você precisa estar pronto para errar e mesmo assim continuar acreditando na sua ideia, deixar seu tempo livre para trás, é fato muitas empresas querendo buscar mercado tem de seus chefes sugado toda a energia seja ela mental ou física, o negócio consome muito mais do empreendedor do que um emprego normal.

Com tudo é necessário ter um mentalidade empreendedora para ter sucesso no mercado atual, seja você um funcionário que almeja alavancar-se na empresa, um empreendedor ou mesmo um empresário tentando manter a sua empresa.